July, Work and How I Survived it... barely



Somos medidos pela nossa capacidade de executar algo bem e não pela qualidade do nosso trabalho em si.
Se você faz tudo sempre muito bem feito, é provável que ao primeiro deslize, por menor que seja, as pessoas ao seu redor apontem o dedo e comentem o seu erro. Mas, se você faz tudo sempre na base do mais-ou-menos, empurrando com a barriga, pode ter certeza que quando fizer 0,1% do seu trabalho bem feito, todos vão reparar e elogiar o seu esforço, é claro.
Aprendi essa lição na época da graduação. Lembro claramente de questionar meu professor (e também coordenador do curso de DI), Jéthero,  a respeito de um 8 que tirei na aula de Projeto de Interiores. Ele, com toda a paciência do mundo, respondeu que minha nota era justa; não deveria reclamar do meu oito, mesmo que a colega que também tirou a mesma nota tivesse feito um trabalho muito inferior. Deixou bem claro que esperava mais de mim justamente porque sabia que eu poderia dar mais, e que sempre avaliaria meus trabalhos com base na minha capacidade e não na dos meus colegas.
CDF que sou, fiquei bastante irritada na época. Tirar um 8 de Física seria motivo para festa, mas em Projeto? Era o fim. Mas, apesar da irritação, entendi o que o Jéthero quis dizer.
Ingenuidade minha acreditar que esse seria um parâmetro apenas do meu professor.
É um parâmetro da vida mesmo.
Em cada trabalho que tenho, as experiências só me levam a constatar que sim, quanto melhor você fizer seu trabalho, mais vão esperar de você. E os seus colegas que levam tudo nas coxas vão receber elogios lindos quando fizerem uma coisinha só que preste. E você vai se matar pra fazer tudo sempre bem e assim que uma coisinha for mal, todos vão reparar. E comentar.
Não parece justo. Não sei se é ou não, pra falar a verdade.
Mas ainda prefiro me esforçar pela excelência do que ficar na mediocridade. E espero que valha a pena a longo prazo.
No meio tempo, vou me treinando pra tentar me importar menos com os elogios e as críticas e relaxar mais. Por mais que eu goste de fazer meu trabalho direitinho, eu gosto mais mesmo de ficar em paz e tranquila.

Comentários

Will Alves disse…
Essas pessoas levam consigo apenas as efemeridades da vida. Nós, em busca do melhor, levamos o senso de realização. A originalidade é para poucos. Já dizia o "seu Oscar":

"Most people are other people. Their thoughts are someone elses opinions, their lives a mimicry, their passions a quotation.”
-Oscar Wilde

Postagens mais visitadas