Interessante

Deus sabe que encontrar um artigo bem escrito e com um tema interessante é difícil o bastante, se formos procurar na internet então, a busca é ainda mais árdua. A maioria dos sites de informação publicam apenas fast-news e entrevistas breves, editadas em grande maioria por pobres-coitados que mal parecem se dar conta de que estão vivos, e pior: postando algo que será acessado e lido (!) por centenas de pessoas.
Acredito que um dos melhores exemplo da desgraça é o portal da Globo, sempre com notícias incompletas e cheias de erros gramaticais. Mas há algumas poucas e boas fontes confiáveis, que geralmente trabalham com diversos colaboradores (gente que estudou bastante, principalmente a respeito da área da qual está tratando no artigo) e que publicam artigos mais completos e, (pasmem!) revisados.
Bom, essa introdução toda foi pra dizer que apesar de ser raro, vez ou outra, esbarro num link de algum amigo ou colega e descubro algo que vale a pena ler e compartilhar. A entrevista a seguir, é um desses casos. Compartilhada no facebook por um professor meu, trata de questões políticas e contemporâneas super relevantes e de um ponto de vista muito bacana. Sinceramente, eu não esperava tanta coerência. O entrevistado é o cineasta Fernando Meirelles, figura que nunca me chamou muito a atenção, até agora:

 -->  “Nossos sonhos não cabem no capitalismo”: Para Fernando Meirelles, reconstrução da política exige superar lógicas que associam felicidade e sucesso a consumo e acumulação sem fim.

 “a lógica do capitalismo (…) poderia fazer algum sentido (…) num mundo que não é mais o nosso”. A superação desta lógica implicará, entre outros passos, “valorizar bens não-materiais: educação, esporte, cultura, ciência – atividades humanas que não consomem o planeta e preenchem mais a alma que a busca desesperada pela reposição de bens”.

Interessante pensar nos caminhos que a humanidade pode seguir. Mais interessante ainda pensar que, de uma maneira geral, a idéia de felicidade é bastante simples e não é difícil imaginar o que seria necessário para tornar a vida das pessoas mais completa e feliz. Não é um conceito novo e ainda assim, nunca, na história, encontramos pessoas dispostas o suficiente a tornar isso uma realidade. Sempre há os que lideram e, geralmente, estão preocupados justamente com a manutenção desse poder e não com o progresso de uma comunidade. As coisas também não são tão simples assim, é claro, e é justamente por isso que estamos onde estamos.

Não sei se o que escrevo faz sentido, mas recomendo a leitura do artigo e da entrevista, sigam o link!

Comentários

Postagens mais visitadas