Recapitulando...

Depois desta pausa, de mais de um ano sem postar no Out of my Mind, acho que precisamos de um post para colocar tudo em dia.

Estou com planos de unir meus dois outros blogs, projetos esses mais recentes nos quais estou trabalhando, com este blog. Em princípio, porque isso facilitaria minha vida demais, mas também porque assim haveria sempre mais conteúdo por aqui. De qualquer maneira, não acho que vou deixar o blog de design de interiores, o Oh là lar de lado, provavelmente vou colocar os posts de lá aqui. Assim quem só gosta de interiores acompanha por lá, e quem quer um pouco mais de mim acompanha por aqui rs... faz sentido?

Assim, de maneira semelhante ao último post que eu tinha escrito por aqui, em dezembro de 2014, vou fazer um resumão de 2015 e falar um pouco deste primeiro trimestre de 2016 e dos planos pro futuro. Segura aí que o post vai ser longo.

2015 foi o ano em que eu determinei, na minha mente e, de maneira dramática, que tudo precisaria mudar. E o tudo era, basicamente, a minha carreira/profissão. Eu andava frustrada com meu emprego desde meados de 2014, quem leu o post anterior vai entender melhor, e queria muito voltar a trabalhar na área que eu me formei, a dizer, com design de interiores e história da arte.

Comecei o ano mandando muitos cvs, fazendo alguns contatos, tentando uma posição como professora em cursos de interiores/arte. Não rolou. Assim, segui como professora de inglês, algo que eu gostava também de fazer, mas somente enquanto estava dentro da sala de aula, com os meus alunos. Já quanto a lidar com chefes e companhias que deixavam muito a desejar, isso estava me matando, e a cada dia ficava mais difícil de aguentar.

Durante o ano, procurei me aproximar mais do universo das artes e fiz dois cursos maravilhosos. Aos sábados estudava arte brasileira na Pinacoteca do Estado de São paulo, com um professor maravilhoso, o então curador da Pinacoteca, Giancarlo Hannud. Este era um curso que eu sempre quis fazer, pois sabia que havia falhas profundas no meu aprendizado de história da arte brasileira. Posso dizer que aprendi muito mesmo. Além disso, o curso me fez visitar a Pina de março a dezembro, sem falta, e acompanhei muitas exposições maravilhosas por lá. Infelizmente, o curso já não é mais o mesmo e o professor também, mas ainda assim a Pinacoteca tem alguns cursos bem interessantes acontecendo em 2016.

Outro curso maravilhoso que fiz, porém bem mais curto, foi um curso de história da arte moderna e contemporânea com a incrível Elza Ajzenberg. Gente, que mulher, que professora maravilhosa. Confesso que me surpreendi e amei cada minuto das aulas. O tema não era novo para mim, mas de novo, era algo no qual precisava me aprofundar mais. O curso foi organizado pelo MuBE e assim tive a chance de estar por lá algumas vezes também, observando principalmente montagens de exposições.

Qualquer curso no qual o professor realmente sabe do que está falando é um curso extraordinário. mal acredito na minha sorte por ter participado de dois tão excelentes.

Porém, no meio tempo, nada melhorava no meu emprego. As aulas continuavam super bem, meus alunos super queridos como sempre. Mas a escola na qual eu trabalhava visivelmente fazia de tudo para complicar a vida dos professores. Acho uma grandíssima pena quando uma companhia deixa de ter objetivos construtivos e passa a focar apenas no lucro. Lucro acima de tudo é, ao meu ver, a maneira mais rápida de afundar uma boa empresa. Mas... quem sou eu pra falar de business, não é mesmo? Estava muito infeliz, e já planejando todas as minhas finanças para poder pedir demissão no início de 2016. Eu tinha férias em dezembro, e no meu último dia de trabalho, lembro de entrar no prédio da escola mentalizando como seria bom se aquela fosse a última vez que eu tivesse que estar lá.

E qual não foi minha surpresa (e alívio) quando meu chefe me chamou e disse que a empresa estava me demitindo pois meus horários de trabalho não atendiam mais a demanda da escola. Foi um momento surreal pois eu tinha acabado de desejar aquilo, era tudo o que eu queria, mas mesmo assim, isso nunca tinha acontecido comigo antes, então eu não sabia bem como agir. Além do mais, a essa altura do campeonato eu já detestava tanto meu chefe, que tenho certeza que o sentimento era recíproco. E estávamos os dois nos livrando um do outro.

Senti como se um grande peso tivesse sido retirado de cima de mim. A única coisa que me incomodou muito foi que isso significava que eu não trabalharia mais com os meus colegas, e eu adorava muitos deles. Mas né, amigos a gente mantém fora do trabalho também. Agora quando eu vejo eles, é sempre num ambiente gostoso e descontraído. Fora que muitos também saíram da empresa neste meio tempo.

Comecei o ano de 2015 prometendo a mim mesma, daquela maneira dramática, que as coisas mudariam. Estava frustrada no final do ano porque eu na verdade não tinha mudado nada, apenas passado mais um ano acomodada. E ganhei este ligeiro empurrão de presente da vida. Ainda bem, pois eu certamente teria enrolado ainda uns meses se dependesse de mim. Aliás, isso é assunto que rende um post novo, falando sobre a maneira como nos acomodamos em certas situações na vida, mesmo sabendo que queremos algo diferente e que precisamos mudar.

Também conheci alguém com quem tive um relacionamento no final de 2015. Foi breve, como geralmente é comigo, mas foi agradável em sua brevidade. Me fez perceber muitas coisas a respeito do que quero para um próximo relacionamento, é claro. Mas no mais, não fez grande diferença no grande esquema das coisas.

Uma grande mudança que aconteceu também em 2015 foi que finalmente me mudei para minha casinha! No post anterior, eu explicava que estava reformando a casa que era da minha vó e que esperava mudar no início de 2015. Bom, a reforma só acabou mesmo em junho do ano passado, que foi quando me mudei. Desde então, já consegui mobiliar toda a casa, e amo, amo, amo minha casinha! Ela ficou linda! E cabe aqui mais um post para falarmos só dela e para que eu coloque algumas fotos mostrando meu cantinho.

E para concluir o que foi 2015, no último dia do ano recebi a notícia mais maravilhosa do mundo: vou ser tia! Que alegria! Queria muito ter sobrinhos, e finalmente vai acontecer. Meu sobrinho lindo deve nascer lá por Agosto e eu mal posso esperar :)

E quais são os planos para 2016? Tenho levado as coisas com muita tranquilidade, procurando ao máximo aproveitar este momento de pausa e liberdade. Não estou procurando emprego desesperadamente. Mesmo porque, pelo que tenho procurado, não há grandes oportunidades por ai, especialmente em artes e design. No momento, estou aguardando uma resposta sobre uma vaga que eu quero muito, muito, muito. Se não rolar, ai vou começar a considerar outras possibilidades. Mas estou sem pressa, controlando ao máximo minha ansiedade. E posso dizer que nunca me senti tão tranquila. É claro que as vezes rolam momentos de cobrança pessoal, mas tenho procurado me dar um crédito e um break. Quero aproveitar esses meus meses sabáticos para focar em coisas que realmente me fazem feliz.

E daí meus outros projetos, que estão relacionados com esse sentimento, e este blog, e todos os planos para o futuro, ambiciosos como sempre. Não quero entregar tudo neste post, mesmo porque muita coisa ainda está sendo pensada e planejada, mas pretendo postar mais e, aos poucos, conforme tudo for se definindo, poderemos acompanhar pelo Out of my Mind.

Parabéns pra você que conseguiu chegar até aqui depois deste resumão!


Beijos, e já que este é o primeiro post do ano, feliz 2016!

Comentários

Postagens mais visitadas